segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conversar...converso... conversa... conversemos então!

Conversar...

De facto, agora que este primeiro ciclo do Conversar a Escola terminou, faço o balanço e começo por dizer que fui uma priviligiada!

Primeiro, porque consegui estar em todas as sessões.

Segundo, porque tive a oportunidade de fazer parte do grupo dinamizador.

Terceiro, porque presenciei e partilhei uma dinâmica muito simples, que partiu e assentou nesta premissa tranquila: há de certeza um grupo de gente para quem conversar é fundamental, vital, prazeroso e gratificante, constituindo-se assim numa contracorrente de 1 hora de "navegação mensal". Por águas tranquilas.

Não porque não tivesse havido questões e pontos de vista divergentes, mas porque de facto o clima era o de conversar, trocar, enriquecer tranquilamente com a experiência de cada um.
Mas claramente em contracorrente: porque 1 vez por mês, das 9h às 10h da noite, um "punhadinho de gente" optava, escolhia: não ficar em frente à televisão, não desistir de sair de casa ao final de uma semana de trabalho (sim, porque o Conversar foi sempre às sextas-feiras), não desvalorizar um encontro "que aparentemente não serve para nada" - não dá créditos de formação, não é uma reunião de serviço, não é uma reunião de pais, não é uma conferência importante para o currículo...

Fazer parte do grupo dinamizador foi também algo de inesquecível: sonhar uma ideia e trabalhar para a concretizar é, de facto, fantástico! E, a cada sessão, ter a emoção de ver chegar, um a um, dois a dois, todos aqueles que se foram juntando a esta ideia e, mensalmente, apareceram porque Conversar a Escola lhes fazia sentido, foi sempre um momento muito especial e comovente para mim e que quero aqui partilhar!

Depois de tudo o que escrevi, acho que já não preciso de explicar porque é que para mim foi importante ter conseguido estar em todas as sessões!

Gostei. Muito. Espero sinceramente que não tenha sido o fim.

E, já agora, Boas Férias para todos!

Ana França

1 comentário:

  1. BoaTarde,

    Gostaria de divulgar o Congresso Adolescer. Este irá realizar-se a 16 de Outubro em Lisboa, para mais informações contacte o site www.adolescer.net

    Agradecia que se possível divulgassem através dos vossos contactos e através do blog/site para assim conseguir chegar a todos os interessados.

    Grata pela atenção,

    Rita Banza

    ResponderEliminar