Sempre que possível iremos disponibilizando os textos e as apresentações das sessões. Pode consultar, a seguir, a apresentação em PowerPoint da Psicóloga Filipa Simões, na 2ª sessão do "Conversar a Escola, das 9 às 10!"
O papel e as atitudes da família e da comunidade na educação e escolaridade das nossas crianças, tornam necessários "canais" e espaços de comunicação e partilha como determinantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos os actores implicados (filhos, pais/famílias, docentes, técnicos...). A investigação e as práticas dos nossos dias têm evidenciado os ganhos que advêm da reflexão partilhada sobre questões fundamentais para um modelo de educação/participação negociada, vivida em parceria e interveniente. Propõe-se, então, a realização de sessões de diálogo com Pais, Encarregados de Educação, Docentes, Famílias e Comunidade em geral que possibilitem a todos a sua vez e a sua voz na construção destes caminhos de Educação Partilhada.
O que já passou...
Acha que a comunidade (entendida aqui como os pais e as famílias, os encarregados de educação, o comércio local, as entidades desportivas e culturais e outros parceiros) devem participar activamente na vida das escolas?
Programa
Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009, 21h “Agora Não! Duarte.” Reflexões à volta de um livro... Ana França, Henrique Santos e Leonor Albuquerque JI/EB1 da Póvoa da Galega
Sexta-feira, 20 de Março de 2009, 21h Gerir comportamentos Infantis Filipa Simões Psicóloga Clínica JF do Milharado
Sexta-feira, 24 de Abril de 2009, 21h Internet. O que saber? Nuno Pinto Polícia Judiciária
Sexta-feira, 29 de Maio de 2009, 21h Nutrição infantil Alice Campeão e Elisabete Capucho Centro de Saúde de Mafra
Sexta-feira, 26 de Junho de 2009, 21h Conta-me histórias, contas?... Liliana Lima Contos da Lua Nova
Das 14 presenças registadas na sessão, os 12 questionários preenchidos e entregues, reflectem a avaliação feita. Sobre o tema/conteúdo desta sessão 8 respostas consideram-no Muito importante e 4 resposta para importante. Sobre o modo de funcionamento 9 respondentes classificam-no como Muito ajustado enquanto 2 consideram-no Ajustado. Sobre a duração da sessão foi Muito adequada para 7 respondentes e Adequada para 5.Uma nota para o facto de as sessões poderem “ser mais prolongadas”. Sobre a Utilidade da sessão, 9 respostas para Muito Útil e 3 respostas para Útil.
Nota: os valores da escala de Likert dos questionários entregues encontram-se definidos entre MUITO e NADA (4-1)
Respostas ao Questionário - 4ª sessão
NUTRIÇÃO INFANTIL 29.05.2009 – 4ª sessão
Das 10 presenças registadas na sessão, os 9 questionários preenchidos e entregues, reflectem a avaliação feita. Sobre o tema/conteúdo desta sessão 7 respostas consideram-no Muito importante e 2 resposta para importante. Sobre o modo de funcionamento 6 respondentes classificam-no como Muito ajustado enquanto 3 consideram-no Ajustado. Sobre a duração da sessão foi Muito adequada para 4 respondentes e Adequada para 5. Sobre a Utilidade da sessão, 7 respostas para Muito Útil e 2 respostas para Útil. No capítulo Observações sobre outras temáticas importantes a abordar as Actividades de Tempos Livres, as Boas Práticas - Respeito pelas Normas e Regras e a Anorexia/Bulimia, Autismo, Hiperactividade obtiveram um registo cada.
Nota: os valores da escala de Likert dos questionários entregues encontram-se definidos entre MUITO e NADA (4-1)
Respostas ao Questionário - 3ª sessão
INTERNET. O QUE SABER? 24.04.2009 – 3ª sessão
Das 18 presenças registadas na sessão, os 14 questionários preenchidos e entregues, reflectem a avaliação feita. Sobre o tema/conteúdo desta sessão 13 respostas consideram-no Muito importante e 1 resposta para importante. Sobre o modo de funcionamento 11 respondentes classificam-no como Muito ajustado enquanto 2 consideram-no Ajustado. Um questionário não refere resposta neste ponto. Sobre a duração da sessão foi Muito adequada para 11 respondentes e Adequada para 3. Sobre a Utilidade da sessão, 12 resposta para Muito Útil e 2 resposta para Útil. No capítulo Observações sobre outras temáticas importantes a abordar aPrevenção rodoviária. Educação cívica e Ambiente e a Duração das actividades lectivas (o demasiado tempo que as crianças passam na escola) É preciso “ensinar” os pais sobre as desvantagens de passar 10 ou 12 horas na escola (por exemplo) obtiveram um registo cada.
Nota: os valores da escala de Likert dos questionários entregues encontram-se definidos entre MUITO e NADA (4-1)
Respostas ao Questionário - 2ª sessão
GERIR COMPORTAMENTOS INFANTIS 20.03.2009 – 2ª sessão
Dos 16 questionários preenchidos e entregues (em 20 presenças), as respostas obtidas são as seguintes: Na questão “Em sua opinião o tema/conteúdo desta sessão foi…”, 14 respondentes afirma Muito importante e dois Importante. Sobre o Modo de funcionamento da sessão, Ajustado teve 7 respostas e Muito Ajustado 9. Nas observações pode ler-se, em uma das respostas “Os educadores falaram demais.” Sobre a Duração da sessão, seis respondentes consideraram-na Muito Adequada, enquanto 10 respondentes referiram Adequada. Por fim, sobre a Utilidade da sessão, foi considerada Muito útil por 10 respondentes e Útil por 6. Nas observações globais sobre outras temáticas a abordar, e com igual número de referências surgiram: Como lidar com os amigos dos amigos dos filhos? Como lidar com os filhos quando os pais estão fora algum tempo? Comportamentos da adolescência.
Nota: os valores da escala de Likert dos questionários entregues encontram-se definidos entre MUITO e NADA (4-1)
Respostas Questionários - 1ª sessão
CONVERSAR A ESCOLA DAS 9 ÀS 10 AGORA NÃO, DUARTE 13.02.2009 – 1ª sessão
Dos 26 Questionários preenchidos e entregues, que confirmaram 29 presenças (excluíndo os três dinamizadores) são estas as opiniões expressas: Em relação ao interesse do tema/conteúdo da sessão, 18 respostas foram Muito interessante, sendo que as oito restantes manifestaram que foi Interessante. Em relação ao modo de funcionamento da sessão, 17 respostas consideraram Muito agradável e 9 Agradável. Sobre a duração da sessão, a maioria das resposta foi Adequada, tendo o valor Muito adequada tido 11 respostas. No espaço dedicado a observações gerais, foram deixadas opiniões parcelares como Soube a pouco (1), ou Penso que foi pouco tempo (1). Sobre a utilidade e pertinência da sessão, os valores Útil e Muito útil surgem com 13 respostas cada. No campo Sugestões e Observações sobre outros temas, ficaram as seguintes "recomendações": 1) Maioria já está agendada. Parabéns pela iniciativa! (1 resposta) 2) O grupo que organizou esta sessão de certeza que estará a “cozinhar” outras sessões igualmente interessantes! (1) 3) Todas as temáticas que estão agendadas. (1) 4) Como explicar que um acontecimento (situação) limita o pai/a mãe (1) 5) O Magalhães – efeitos futuros (1) 6) Relação/brigas entre irmãos. Ciúmes? (1)
Nota: os valores da escala de Likert dos questionários entregues encontram-se definidos entre MUITO e NADA (4-1)
Sem comentários:
Enviar um comentário